Bars Over Bottles (B.O.B.)
- Thaís Coelho
- 5 de mai. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 12 de jun. de 2020
Entrei em contato com a B.O.B. para saber se a marca é livre de crueldade animal - nov/2019.
A exploração animal na indústria da beleza pode se dar em diversos níveis, os mais comuns são na utilização de compostos animais como cera de abelha e colágeno, e nos testes animais para comprovação de eficácia. Com o avanço da tecnologia e desenvolvimento da indústria cosmética essas práticas se tornaram ultrapassadas e não são mais necessárias para que se tenha produtos de alta qualidade. Testes in vitro, peles 3D, voluntários e outros testes alternativos ao in vivo, já são uma realidade relativamente comum, o que faz com que as empresas que escolham ou não pela utilização destas práticas.
Dificilmente uma empresa irá admitir que financia a crueldade animal, mas é preciso atenção pois essas informações podem estar "escondidas". Exemplos: A empresa não realiza o teste em si mas paga para que outros laboratórios os façam, a empresa não realiza os testes em si mas compra matéria-prima testada dos seus fornecedores, a empresa patrocina eventos que estimulam o uso de peles animais como vestimenta, a empresa utiliza insumos animais como cera de abelha e enfatiza o discurso de bem estar para justificar a exploração das abelhas, a empresa testa em animais em outro país e não deixa essa informação clara, etc.
A troca de e-mails foi esclarecedora, as respostas foram completas e sanaram todas as dúvidas. Quem tirou minhas dúvidas assinou como "Time B.O.B.".
Empresa
A marca Bars Over Bottles possui dois sócios-fundadores diretamente, portanto, é desvinculada de qualquer outra corporação. O desenvolvimento das fórmulas é próprio e a fabricação é terceirizada.
A marca não é vendida em países onde a legislação exija testes em animais.
Testes em Animais
A empresa garante que não são praticados nenhum teste em animais por parte dos fabricantes. Os produtos passam por testes físico químicos para avaliação dos produtos, como testes Organolépticos (que verificam aspecto, coloração e odor), de Gravidade Específica (que analisa a densidade aparente) e de pH.
Eles também ressaltam que a ANVISA não exige testes em animais para seus produtos.
Fornecedores
A B.O.B. possui um contrato com os fornecedores que os proíbem de trabalharem com ingredientes que testam em animais. Eles só podem trabalhar com matérias primas naturais e de origem natural que são utilizadas a muitos anos pelo conhecimento tradicional.
Eles também exigem que o terceirista tenha de seus fornecedores declarações e certificações para atestar que estão trabalhando com parceiros idôneos e veganos.
A B.O.B. não está envolvida com exploração animal em nenhuma etapa de sua cadeia produtiva
Patrocínio de Eventos com Animais
A B.O.B. não patrocina eventos com animais.
Composição
Todos os produtos da empresa são livres de ingredientes de origem animal.
Os produtos também são naturais, biodegradávei e sem parabenos, petrolatos, formaldeído, etc. nada de químicas nocivas ao corpo e ao ambiente. Também são liberados para lowpoo e nopoo.
Outras Informações
A grande proposta da marca é a utilização de produtos que reduzam ao máximo o impacto ambiental, seja nos ingredientes, no seu descarte, na sua embalagem, no seu transporte, no seu armazenamento... Deixo aqui as palavras da própria empresa:
"Ao estudar o mercado de cosméticos e seu impacto ambiental, descobrimos que o volume dos produtos líquidos, como shampoos e condicionadores, é de aproximadamente 80% água. Ou seja, estamos consumindo petróleo, emitindo CO2, usando recipientes plásticos que durarão centenas de anos no ambiente, para transportar água para nossas casas, sendo que já possuimos água encanada no chuveiro. Daí nasceu nosso conceito 'Bars Over Bottles', uma ideia de eliminar 100% o uso de recipientes plásticos para nossos produtos, transformando todos nossos produtos em barras sólidas. Pensamos em toda a cadeia produtiva, desde a produção com o conceito vegano e cruelty-free, até a embalagem, para qual usamos papel 100% biodegradável."
Os shampoos e condicionadores sólidos reduzem o impacto ambiental em diversas escalas:
- Economia de água: Pq os líquidos levam água na composição. E como um par desses sólidos duram mais e são mais concentrados eles compensam o uso de 3 frascos dos líquidos.
- Armazenamento: São compactos, mais fáceis de armazenar, isso economiza espaço, energia, etc
- Embalagens: Não apenas a embalagem do produto, mas tudo que está nessa cadeia também, como caixas de transporte para lojas, caixas de envio nos correios, enchimento das caixas de envio dos correios, etc
- Transporte: Menos espaço para transportar, ou seja pode-se usar caminhões menores ou colocar mais produtos nos caminhões grandes. Isso otimiza e reduz o impacto de resgate nas estradas, com gasolina, poluentes, etc.
A B.O.B. é uma marca totalmente vegana, natural e sustentável!
Como bióloga evolutiva eu, Thaís, me sinto no dever de falar sobre essa marca, sua proposta e seus impactos. O que a B.O.B. está propondo aqui é muito mais do que um comércio com redução de impacto ambiental, é um convite para as pessoas reavaliarem sua cadeia de consumo e suas reais necessidade. Saber de onde vem e pra onde vai tudo que te cerca. O planeta Terra caminha a passos largos para um cenário onde o consumo desenfreado e o modo de vida exploratório não serão mais tolerados, atualmente (2020) já vimos as consequências diretas desse modo de vida predatório e se não mudarmos nossos hábitos e estilo de vida URGENTEMENTE tempos mais ainda difíceis virão, e quando tempos difíceis chegam o povo, a classe trabalhadora, é a primeira que sente o impacto. Se esse assunto te interessa recomendo buscar mais informações sobre ecossocialismo e o bem viver (não é socialismo ecológico).
Gostou do conteúdo? Compartilhe para mais pessoas conhecerem!
コメント