Creamy
- Thaís Coelho
- 16 de set. de 2020
- 3 min de leitura
Entrei em contato com a Creamy para saber se a marca é livre de crueldade animal - ago/2020.
A exploração animal na indústria da beleza pode se dar em diversos níveis, os mais comuns são na utilização de compostos animais como cera de abelha e colágeno, e nos testes animais para comprovação de eficácia. Com o avanço da tecnologia e desenvolvimento da indústria cosmética essas práticas se tornaram ultrapassadas e não são mais necessárias para que se tenha produtos de alta qualidade. Testes in vitro, peles 3D, voluntários e outros testes alternativos ao in vivo, já são uma realidade relativamente comum, o que faz com que as empresas que escolham ou não pela utilização destas práticas.
Dificilmente uma empresa irá admitir que financia a crueldade animal, mas é preciso atenção pois essas informações podem estar "escondidas". Exemplos: A empresa não realiza o teste em si mas paga para que outros laboratórios os façam, a empresa não realiza os testes em si mas compra matéria-prima testada dos seus fornecedores, a empresa patrocina eventos que estimulam o uso de peles animais como vestimenta, a empresa utiliza insumos animais como cera de abelha e enfatiza o discurso de bem estar para justificar a exploração das abelhas, a empresa testa em animais em outro país e não deixa essa informação clara, etc.
A troca de e-mails foi amigável, objetiva e clara. Quem tirou minhas dúvidas foi o Felipe, do atendimento ao cliente.
Empresa
A Creamy é uma empresa independente e não possui nenhuma relação com grandes conglomerados ou marcas que eventualmente possam estar envolvidas com exploração animal. A venda é realizada apenas em território nacional, portanto, não vendem em países onde sejam obrigatórios os testes em animais.
Testes em Animais
A fabricação é terceirizada e industrializada, e eles reiteram que sempre respeitam todos os parâmetros de segurança e qualidade.
A Creamy garante que não são realizados testes em animais, os testes que realizam são de testes de eficáfia e de segurança (toxicidade e alergênicos), além de testes na pele, para garantir que o produto é dermatologicamente testado. Eles possuem um químico responsável cujo registro encontra-se em cada embalagem.
Sobre como é constatada a eficácia do produto, eles afirmam:
"Um laboratório especializado realizou os testes com voluntários por 60 dias. Essas pessoas têm os mais variados perfis de pele, fototipos e idades. Ao longo desse tempo, elas aplicaram os produtos no rosto e depois avaliaram os resultados.
Com base nesses testes, podemos afirmar que o Creamy Glicólico hidrata profundamente, renova as células da pele, além de dar aquela textura incrível. O Creamy Mandélico clareia a pele e manchas, tem ação anti-acne poderosa e regula a oleosidade."
Fornecedores
"Não compramos nenhum insumo que foi testado em animais. A legislação nesse caso não exige que seja emitido nenhum laudo ou certificado, portanto fica dependendo do fornecedor alegar que testou ou não. Porém, não há nenhuma necessidade desse tipo de teste ser realizado."
Por essa fala, em conjunto com as demais informações que a Creamy fornece, entende-se que a marca verifica com os fornecedores se realizam os testes ou não, mas que não há legislação atuante sobre emissão de laudos alegando isso.A Creamy explica que a garantia/certificação na verdade fica por conta da alegação do fornecedor, mas que de qualquer forma os produtos deles não necessitam desses tipos de testes.
Patrocínio de Eventos com Animais
A empresa não patrocina eventos com animais.
Composição
Todos os produtos da Creamy são livres de ingredientes de origem animal
Outras Informações
"Nós prezamos pela transparência em nossa fórmula, sendo a única empresa do mercado brasileiro a oferecer ácido glicólico a 10% e ph 3.5 e ácido mandélico a 7% e p.h 3.5. O ph garante que há mais ácido livre na fórmula, que de fato será absorvido e fará efeito na pele. Nossa produção é industrial, seguindo rigorosos padrões de qualidade, para que todo Creamy produzido apresente a mesma qualidade sempre. Também são feitos testes de eficácia, como descrito acima. Além de tudo, deixamos o preço mais acessível possível, pois acreditamos que skincare é para todos."
A marca recomendou o post no blog deles (aqui) onde falam sobre a transparência e eficácia de suas formulações
A marca também afirma que está trabalhando para conseguir as certificações das organizações competentes para possuírem o selo de produto cruelt-free e vegan, e que só não possuem ainda por serem uma marca muito recente.
A Creamy é uma marca totalmente vegana
Gostou do conteúdo? Compartilhe para mais pessoas conhecerem!
Comments