top of page

Vegalli Shoes

  • Foto do escritor: Thaís Coelho
    Thaís Coelho
  • 16 de fev. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 12 de jun. de 2020


Entrei em contato com a Vegalli Shoes para saber se a marca é livre de crueldade animal - jun/2019.

A exploração animal por parte do setor calçadista pode se dar em diversos níveis, muitas marcas trabalham com materiais de origem animal, como couro, lã, camurça e alguns tipos de cola. Outras ainda patrocinam eventos de moda que fazem uso de roupas com pele animal, como o São Paulo Fashion Week (SPFW). E outras geram grande impacto ambiental, prejudicando direta e indiretamente centenas de animais silvestres e até a própria humanidade.

De forma geral, a indústria calçadista sempre foi apontada como responsável por deixar um grande impacto ambiental, com o aumento da demanda nos últimos anos a extração de matéria-prima e impactos de produção tomou proporções gigantescas e trouxe resultados ambientais nada agradáveis.

A produção de um calçado pode ser subdividida em diversas fases: modelagem, corte, costura, montagem e acabamento; e todas as fases do processo de produção do calçado geram resíduos. Estudos estimam que a defasagem entre a entrada de matérias-primas e os produtos acabados pode chegar a 30%. A indústria coureiro calçadista é de longe a mais poluente, gerando impactos como a contaminação do solo e das águas superficiais e subterrâneas pelo descarte inadequado dos resíduos.

Com a sociedade mais atenta à essa realidade, a legislação tornou-se mais dura e as empresas precisaram rever seus processos de produção e se responsabilizarem pelos resíduos gerados. A redução e manejo de resíduos é importante, mas mais que isso é necessário que se tenham empresas pensando a produção em harmonia com a natureza, produzindo de forma a não gerar o impacto, e não apenas diminuí-lo ou manejá-lo depois de gerado. Vivemos exatamente nesta transição de postura do setor calçadista e já podemos identificar marcas que trazem essa nova proposta.

A troca de e-mails com a Vegalli Shoes foi rápida e direta, a marca respondeu todas as perguntas sem enrolação e de forma completa. Quem tirou minhas dúvidas foi a Ana Rita Poppi, sócia proprietária da Vegalli Shoes.

Empresa A marca Vegalli Shoes é própria da "Vegalli Comércio de Calçados e Acessórios Eireli", não possuindo empresa mãe. Eles possuem produção semi-terceirizada, onde todos os preparos com as matérias-primas são feitos pela Vegalli Shoes e a preparação, o corte e a costura são feitos pela terceirizada. Desta forma eles possuem controle de todas os materiais e insumos utilizados na produção das peças.

Testes em Animais A empresa garante que durante o desenvolvimento e processo de fabricação das peças não são utilizados animais de forma alguma.

Fornecedores Todas as matérias-primas são cuidadosamente escolhidas e a empresa trabalha muito com sobras da indústria têxtil e materiais reciclados, dessa forma eles garantem que os fornecedores não utilizam animais na produção.

Patrocínio de Eventos com Animais A Vegalli Shoes não patrocina nenhum evento que envolva exploração animal direta ou indiretamente.

Composição

Todas as peças são livres de matéria-prima de origem animal e possuem apelo sustentável.


O termo #sustentável vem do conceito de desenvolvimento sustentável, onde no quesito ambiental se aplica à estratégias de produção com redução significativa de impacto ambiental. Nesta ótica, a sustentabilidade é uma das alternativas para se garantir a sobrevivência dos recursos naturais do planeta.


Os tecidos que eles utilizam na confecção dos calçados, mochilas e carteiras são feitos com algodão reciclado e fibras de garrafa PET recicladas. Algumas peças, como as mochilas, possuem tecido totalmente de PET reciclado, pra cada mochila são utilizadas o equivalente à 7 garrafas. Os solados são produzidos com sobras de borrachas industrial, e os solados que possuem uma "trancinha" na lateral são revestidos com juta biodegradável.

As mochilas possuem alças de cinto de segurança e os puxadores dos zíperes são confeccionados com câmara de ar de pneu, materiais também reaproveitados,

A Vegalli Shoes é uma marca totalmente vegana!

Eles valorizam o comércio justo, pagando de forma adequada todos os envolvidos na cadeia produtiva.


Esse é um dos motivos para as pessoas estranharem o valor. Estamos acostumados a pagar pouco por peças que com certeza vêm de uma produção onde quem fabrica não recebe de forma justa pelo trabalho. Até mesmo o nosso trabalho muitas vezes não é remunerado de forma adequada, porque se assim fosse receberíamos não estranharíamos valores de marcas que praticam o comércio justo. [distribuição de renda que fala né?]

Os modelos seguem a moda atemporal #SlowFashion , cuja ideia é produzir peças que combinem com os mais diversos estilos e roupas, e que não se tornam ultrapassados ao longo do tempo. Evitando assim o ciclo frenético de consumo e descarte.

A Vegalli Shoes possui o #SeloEuReciclo , o que significa que eles realizam a compensação ambiental das embalagens que colocam no mercado. Para cada embalagem utilizada a marca paga para cooperativas de reciclagem reciclarem a quantidade proporcional de materiais.


Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais pessoas conscientes!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page