Luisance
- Thaís Coelho
- 23 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Entrei em contato com a Luisance para saber se a marca é livre de crueldade animal - jul/2020.
A exploração animal na indústria da beleza pode se dar em diversos níveis, os mais comuns são na utilização de compostos animais como cera de abelha e colágeno, e nos testes animais para comprovação de eficácia. Com o avanço da tecnologia e desenvolvimento da indústria cosmética essas práticas se tornaram ultrapassadas e não são mais necessárias para que se tenha produtos de alta qualidade. Testes in vitro, peles 3D, voluntários e outros testes alternativos ao in vivo, já são uma realidade relativamente comum, o que faz com que as empresas que escolham ou não pela utilização destas práticas.
Dificilmente uma empresa irá admitir que financia a crueldade animal, mas é preciso atenção pois essas informações podem estar "escondidas". Exemplos: A empresa não realiza o teste em si mas paga para que outros laboratórios os façam, a empresa não realiza os testes em si mas compra matéria-prima testada dos seus fornecedores, a empresa patrocina eventos que estimulam o uso de peles animais como vestimenta, a empresa utiliza insumos animais como cera de abelha e enfatiza o discurso de bem estar para justificar a exploração das abelhas, a empresa testa em animais em outro país e não deixa essa informação clara, etc.
A troca de e-mails foi objetiva, apesar de não ter respondido por tópico e sim na forma de texto corrido as informações foram claras e completas. Quem tirou minhas dúvidas foi a Juliana Muraro, do relacionamento ao cliente.
Empresa
A Luisance é uma amrca nacional, fundada em 1998 e que não possui empresa mãe.
A marca é comercializada apenas em território nacional, não sendo então vendida em nenhum país onde sejam exigidos testes em animais.
Testes em Animais
A empresa terceiriza a fabricação e tem diversos fabricantes. Eles afirmam que não são realizados testes em animais e que "a metodologia adotada é a de “PATCH TEST”, mais conhecida como teste de contato ou epicutâneo".
Fornecedores
Segundo a Luisance, os fornecedores também não realizam testes em animais. São realizados somente testes microbiológicos, físico-químicos e organolépticos.
"Os testes de sensibilização são realizados através de estudo clínico, mono-cego, controlado, do potencial de sensibilização cutânea de um produto para aplicação na pele em condições maximizadas, com área de aplicação e quantidade controladas, acompanhado por médico dermatologista."
Patrocínio de Eventos com Animais
A empresa não patrocina eventos com animais.
"Não patrocinamos evento que envolva animais tais como rodeio, vaquejada, hipismo ou desfiles de moda com peles de animais."
Composição
A marca ainda conta com vários produtos que contém cera de abelha (no rótulo você encontrará como cera alba/beeswax).
Os produtos que CONTÉM ingredientes animais são:
X Brilho labial
X Batom
X Sombra cremosa
X Máscara para cílios
X Lápis
X Delineador
X Base
Os produtos que não tiverem no rótulo cera alba ou beeswax são sem ingredientes animais, pois segundo a marca esse é o único composto animal que utilizam. Recomendo que SEMPRE confiram na embalagem se há a presença de cera de abelha, pois a marca não tem esse tipo de informação destacada no rótulo.
A Luisance é uma marca parcialmente apta, pois apesar de não testar em animais ela ainda possui produtos que utilizam animais e seus derivados como ingredientes.
Gostou do conteúdo? Compartilhe para mais pessoas conhecerem!
Comments