top of page

Ovomaltine

  • Foto do escritor: Thaís Coelho
    Thaís Coelho
  • 1 de mai. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 12 de jun. de 2020


Compilado sobre a Ovomaltine para saber se a marca é livre de crueldade animal - mai/2020.

A exploração animal na indústria da alimentícia pode se dar em diversos níveis, seja considerando os animais e suas partes como ingredientes, testando a eficácia e qualidade dos seus produtos neles ou patrocinando eventos que os exploram.

Os testes em animais na insústria alimentícia possuem diversas finalidades, como verificar os efeitos do consumo no corpo (principalmente em alimentos voltados para alimentação saudável, com probióticos, etc), para testar se os produtos auxiliam em problemas de saúde (como obesidade, diarréia, etc) e para mensurar o desempenho do produto (como em bebidas energéticas). Vale lembrar que comumente estes testes em animais envolvem uma considerável quantidade de animais, grupos alterados e grupos controle, mortes prematuras, indução de doenças, repetição até se atingir o objetivo e, claro, morte de todos os animais ao fim do experimentação (quer os resultados sejam satisfatórios ou não).

E sobre os animais como ingredientes, apesar de óbvio que ocorre a morte destes animais, é importante ressaltar todo o processo de criação e exploração que os animais sofrem, não é porque serão abatidos (e lutamos contra isso) que devemos ignorar empresas que não fazem o mínimo para evitar o sofrimento deles ao longo da vida.


Até o momento não houve troca de e-mails com a marca, este post foi escrito a partir de um compilado de informações disponibilizadas na internet, os links com as informações podem ser conferidos ao longo do texto.

Empresa

A marca Ovomaltine é uma marca da empresa Associated British Food (ABF). A ABF tem atuação internacional e é proprietária de 26 marcas, entre elas Fleischmann's e Ovomaltine (com excessão dos EUA, onde a proprietária da Ovomaltine é a Nestlè).

Uma das subsidiárias da ABF é a George Weston Foods (informação importante), ser uma empresa subsidiária significa ser uma espécie de subdivisão da empresa principal feita para se encarregar de tarefas específicas, neste caso se cria uma nova pessoa jurídica (alguns autores utilizam a palavra "subsidiária" como sinônimo de "controlada").

Testes em Animais

A marca Ovomaltine em si não foi questionada sobre realizar/permitir testes em animais, o que segue abaixo é o posicionamento da empresa proprietária da marca, a Associated British Food (ABF).


Sobre testes em animais a ABF afirma: "Não conduzimos, apoiamos ou toleramos o uso de testes em animais que não são exigidos por segurança ou qualidade de alimentos ou rações por lei. Evitamos o uso de testes em animais sempre que possível, não mantemos nenhuma instalação de teste e testes em animais não são permitidos em nenhum de nossos produtos cosméticos Primark, conforme certificado pelo programa Leaping Bunny. Utilizamos uma ampla variedade de abordagens não animais para avaliar a segurança de nossos produtos para os consumidores. Alguns governos testam nossos produtos em animais como parte de seus requisitos regulamentares. Onde agências governamentais exigem testes em animais para demonstrar segurança ou qualidade, os estudos são concluídos por instalações de terceiros credenciadas que seguem as diretrizes adequadas de bem-estar dos animais. Os testes de eficácia de ingredientes para alimentos para animais e compostos para ração são realizados em fazendas comerciais e / ou em estritas condições cientificamente controladas, geralmente dentro de universidades e estabelecimentos de pesquisa, que são administrados por rigorosos códigos de ética e bem-estar e comitês de aprovação."


Tradução livre, você pode conferir o texto original em inglês aqui.


Resumindo a declaração, a empresa diz ser contra os testes em animais mas aceita realizá-los para vender nos países que exigem estes testes.

Percebam como a marca faz questão de enfatizar que quando ocorrem os testes em animais não são eles que fazem, mas não mencionam que são eles que permitem que esses testes sejam feitos. Sempre há a opção de não se comercializar no local cujas práticas não se concorda.


Além da questão dos testes em animais, a ABF possui fazendas de porcos e de galinhas poedeiras, onde fornecem os insumos animais para suas marcas. Sobre as fazendas de porcos a ABF afirma serem "sow stall free"* e reforça que seguem as recomendações da APIQ para o bem estar animal, e sobre as galinhas poedeiras eles afirmam que estão trabalhando para os produtos sejam "free range"**.


* Porcos: "snow fall" também são chamadas de "gestation crate" e "farrowing crate", é uma espécie de gaiola de metal onde porcas grávidas são mantidas durante suas 16 semanas de gestação. Você pode entender mais sobre essa prática e suas consequências aqui (site em inglês, mas muito completo). O termo "snow fall free" significa que as porcas grávidas não são confinadas nestas gaiolas durante a gestação, vale ressaltar que esse termo não é similar ao "free range" das galinhas pois "free range" para porcos tem outro significado.

** Galinhas: "free range" é o termo utilizado para galinhas que são criadas em galpões, fora das gaiolas. Você pode entender mais sobre essa prática e suas consequências aqui.


A George Weston Foods (lembra que falei lá em cima?) também é responsável por algumas das fazendas de porcos e já esteve envolvida em escândalos horríveis de maus tratos animais, você pode conferir em detalhes aqui (alerta de imagens fortes).


Fornecedores

Os fornecedores da marca Ovomaltine não foram verificados.

Havendo alguma atualização sobre essa questão acrescentarei a informação.


Patrocínio de Eventos com Animais

Os patrocínios feitos pela marca Ovomaltine não foram verificados.

Havendo alguma atualização sobre essa questão acrescentarei a informação.


Composição

Atualmente apenas os produtos Ovomaltine Flocos Crocantes (750g, 190g, 300g, 400g e 600g) são livres de ingredientes animais. Os demais possuem leite e/ou Vitamina D3 (colecalciferol) que é de origem animal (ovelhas).


Em fev/2018 a marca protagonizou um alvoroço entre os veganos brasileiros, eles afirmaram que a vitamina D que utilizavam nos produtos era a vitamina D2 (ergocalciferol), o que tornava então o Ovomaltine Flocos Crocantes um produto livre de ingredientes de origem animal. A notícia foi amplamente divulgada entre os canais e influencers veganos.

Entretanto, um mês depois (mar/2018) a marca voltou atrás e informou que usavam a vitamina D3 (colecalciferol), sintetizada a partir da lã das ovelhas. A notícia gerou revolta entre os consumidores veganos que se sentiram enganados e principalmente entre aqueles que já haviam comprado o produto acreditando não ter ingredientes animais.


Aqui quero ressaltar que nem todos os canais e influencers veganos corrigiram a informação para seu público, por isso é possível ainda encontrar a informação antiga.


Gostou do conteúdo? Compartilhe para mais pessoas conhecerem!


Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page