Yamá Cosméticos
- Thaís Coelho
- 1 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Entrei em contato com a Yamá para saber se a marca é livre de crueldade animal - jun/2020.
A exploração animal na indústria da beleza pode se dar em diversos níveis, os mais comuns são na utilização de compostos animais como cera de abelha e colágeno, e nos testes animais para comprovação de eficácia. Com o avanço da tecnologia e desenvolvimento da indústria cosmética essas práticas se tornaram ultrapassadas e não são mais necessárias para que se tenha produtos de alta qualidade. Testes in vitro, peles 3D, voluntários e outros testes alternativos ao in vivo, já são uma realidade relativamente comum, o que faz com que as empresas que escolham ou não pela utilização destas práticas.
Dificilmente uma empresa irá admitir que financia a crueldade animal, mas é preciso atenção pois essas informações podem estar "escondidas". Exemplos: A empresa não realiza o teste em si mas paga para que outros laboratórios os façam, a empresa não realiza os testes em si mas compra matéria-prima testada dos seus fornecedores, a empresa patrocina eventos que estimulam o uso de peles animais como vestimenta, a empresa utiliza insumos animais como cera de abelha e enfatiza o discurso de bem estar para justificar a exploração das abelhas, a empresa testa em animais em outro país e não deixa essa informação clara, etc.
Na troca de e-mails as respostam foram quase que monossilábicas (sim e não) particularmente não gosto desse tipo de resposta pois são incompletas e dão a impressão de pouca importância ao que está sendo questionado. Quem conversou comigo foi a Daniela Lima, atendente de SAC. (curiosamente é a mesma pessoa que me atendeu quando entrei em contato com a marca em 2017).
Empresa
A Yamá Cosméticos é uma empresa brasileira e não possui empresa mãe.
Testes em Animais
A marca possui fabricação em laboratório próprio, e afirmam não realizar testes em animais, eles alegam usar "modelos".
Quando questionados se testam a toxicidade, alergenicidade, eficácia, etc de seus
produtos em animais e, se não, quais meios utilizavam a Yamá respondeu: "Não, modelos".
Fornecedores
A Yamá afirma que seus fornecedores não testam em animais, quando questionados a resposta da marca foi "Não, modelos, alguns insumos não necessitam de testes na matéria prima e sim no produto acabado"
Patrocínio de Eventos com Animais
A Yamá afirma não patrocinar nenhum evento que envolva exploração animal.
Composição
A Yamá possui alguns produtos sem ingredientes de origem animal, para saber você deve ler o rótulo pois não possuem identificação plant-based na embalagem.
Os ingredientes de origem animal que eles trabalham são: queratina, proteína do leite, ômega 3 e colágeno.
Outras Informações
A Yamá faz parte do conselho deliberativo da ABIHPEC que possui uma problemática envolvendo testes em animais. Clique aqui para ler sobre.
Gostou do conteúdo? Compartilhe para mais pessoas conhecerem!
Comments